17 de dezembro de 2020

Saiba como escolher as frutas para a ceia de Natal

Preparação para a ceia

As frutas dão um toque especial aos pratos e à decoração da ceia de Natal. Na hora de escolher romã, uva, lichia, cereja, ameixa e pêssego, típicas dessa época, é essencial ficar atento ao aroma, textura e coloração para garantir a qualidade da fruta. “As frutas frescas não podem ser armazenadas por muito tempo, por isso o ideal é comprá-las o mais próximo possível da ceia, entre 2 e 3 dias antes”, indica a nutricionista do Oba Hortifruti, Thais Vieira. Veja dicas de Thais para escolher as frutas:

Uva

Quando for comprar uva, prefira os cachos cheios e firmes. Observe se a fruta se desprende facilmente do cacho; isso é sinal de que a fruta já está muito madura. A uva vai muito bem na elaboração de guarnições de carnes, peixes e aves assadas. “Também pode ser usada em saladas de folhas e decorações de doces”, acrescenta.

Ameixa

As ameixas mais gostosas são bem perfumadas e com a cor vermelha concentrada. A fruta deve estar firme ao toque. Ótima para combinações agridoces, a ameixa fica deliciosa em molhos para acompanhar lombo suíno assado e ainda pode ser usada para incrementar farofas.

Cereja

Observe se a cereja está com a cor vermelha brilhante, sem manchas e firme. Prefira a fruta que conserva o cabinho bem verde e brilhante: isso indica que ela está saudável e fresca. A cereja pode ser utilizada na preparação de caldas, doces, recheios e decorações de bolos. Combina perfeitamente com chocolate.

Lichia

A casca da fruta deve estar grossa, com a polpa consistente e sem rachaduras. Quanto mais vermelha, mais madura e saborosa. A lichia é excelente para o preparo de sobremesas, saladas e em pratos de carnes suínas e aves.

Pêssego

Prefira o pêssego que estiver com a casca mais avermelhada, pois estará maduro e docinho. A fruta combina bem com assados com carne suína, pavês e tortas de frutas.

Romã

A casca da romã deve estar sem manchas, brilhante, firme e com a cor bem viva. A variedade americana possui sementes com mais suco. “Acrescente em saladas de folhas verdes, assados e sobremesas”, recomenda Thais.

Fonte: E+ Estadão